terça-feira, 2 de março de 2010

ESPANHA MEDITERRÂNEA - 2 Receitas

A Espanha faz parte dos Paises do Mediterrâneo, por isso a sua gastronomia de raiz, sofre toda a influência do seu Mar.


Bom proveito



1.ª - RECEITA
PAELLA À VALENCIANA
Ingredientes ( 6 Pessoas )
300 grs. Lulas limpas
1 Frango médio limpo
12 Mexilhões
12 Camarões 40/60
400 grs. Arroz agulha
150 grs. Ervilhas
1 Chouriço de carne
1 Pimento vermelho
2 Cebolas
2 Dentes de alho
1 Lt Caldo de carne
1 dl Azeite virgem
1 Colher de café de açafrão
q.b Sal marinho
q.b Pimenta moida

1.º- Corte o frango em pedaços e tempere-o de sal e pimenta. Leve ao lume a paelheira com 0,5 dl de azeite e deixe aquecer.
Junte os pedaços de frango e deixe-os cozinhar durante quinze minutos, virando-os de vez em quando. Retire e reserve o frango.
Introduza depois na paelheira as lulas cortadas em argolas e o pimento cortado em tiras e deixe cozinhar cinco minutos. Retire e reserve também.
Deite o restante azeite na paelheira, adicione a cebola e os alhos picados e mexa durante três minutos. Junte o arroz e mexa bem até ficar transparente.
Adicione então o frango, as lulas e os pimentos, que estavam reservados. Junte também as ervilhas e o chouriço cortado em rodelas.
Em seguida deite o caldo de carne com o açafrão, mexa, rectefique o sal e deixe cozinhar em lume brando durante vinte minutos. Introduza, depois, os mexilhões limpos e os camarões descascados, tape e deixe cozinhar mais cinco minutos. Desligue o lume e deixe repousar. Sirva dez minutos depois.


2.ª - RECEITA
ZARZUELA DO MAR
Ingredientes ( 6 Pessoas )
500 grs. Lulas limpas
200 grs. Ameijoas de casca
250 grs. Camarões 40/60
500 grs. Cação
500 grs. Robalo
1 Chávena de chá de farinha de trigo
1,5 dl Azeite virgem
6 Lagostins
2 Cebolas
2 Dentes de alho
5 Tomates s/pele e sementes
12 Mexilhões limpos
3 dl Vinho branco sêco
1 dl Água
q.b Sal marinho
q.b Pimenta moida
q.b Açafrão
q.b Salsa picada e em rama


1.º- Limpe e corte as lulas em rodelas. Passe-as rápidamente na farinha de trigo e frite-as no azeite quente. Retire-as e reserve. Refogue os camarões descascados e reserve, no mesmo azeite refogue a cebola e os alhos picados. Junte o tomate, os mexilhões, as ameijoas, o vinho branco, a água, a salsa picada, o sal, a pimenta e o açafrão. Deixe ferver durante 20 minutos.
Coloque numa travessa funda de ir ao forno os pedaços de peixe, temperados c/sal e pimenta, os lagostins e o molho dos mexilhões. Levar ao forno médio durante 20 minutos. Depois de pronto, junte as lulas, o camarão e o mexilhão e decore com raminhos de salsa.

Chefe Mário

Sem comentários:

Enviar um comentário