sábado, 6 de fevereiro de 2010

PEXE - 2 Receitas

Estas duas receitas de peixe com cariz do Mediterrâneo são a minha proposte de hoje:

Bom proveito.

1.ª RECEITA
Peixe-espada com molho de maracujá

ingredientes (4 Pessoas)
800 gr. Filetes de peixe-espada preto
200 gr. Feijão verde
10 Espargos
1 Limão (sumo)
1 dl Vinho branco
8 Tomates-cereja
3 Maracujás
10 gr Manteiga
q.b Sal marinho
q.b Pimenta branca em grão

1.º- Tempere os filetes com sal, pimenta e sumo de limão e o vinho branco, reserve. Arranje os legumes e coza-os se possivel em vapor e reserve-os.

Corte o tomate ao meio e junte ás pontas dos espargos e ao feijão verde. Coloque os filetes num tacho largo, juntamente com a marinada; se for necessário, junte um pouco de água. Tape e deixe cozinhar, em lume brando, durante 10 minutos.

Corte os maracujás ao meio, reservando uma metade para servir o molho. Leve a polpa ao lume, com a manteiga e deixe ferver. Sirva-o com o peixe e os legumes cozidos.


2.ª RECEITA
Polvo estufado em vinho tinto á Grega
Ingredientes (4Pessoas)
1 Polvo (2Kg) limpo
150 g Cebolinhas
500g Castanha peladas
2 Cravinhos
1 Folha de louro
1 Cebola
200 g Linguiça
200 g Cogumelos inteiros
1 Tira de Aipo com rama
1 dl Azeite virgem
4 Dentes de alho
2 dl Vinho tinto
q.b Sal marino
q.b Pimenta branca
q.b Rama de aipo picada

1.º- Coza o polvo numa panela de pressão com água e sal, os cravinhos, o louro e a cebola descascada, até estar cozido 20 minutos. Retire o polvo e reserve 2 dl da água da cozedura.

Corte o polvo em pedaços e reserve-os. Corte a linguiça em rodelas, os cogumelos em metades e o aipo em meias luas. Leve o azeite virgem ao lume com os cebolinhos, os alhos picados e a linguiça. Refogue tudo e junte o aipo e o polvo. Tempere com sal e pimenta e envolva as castanhas e os cogumelos.

Rectifique os temperos e verta o vinho tinto. Ferva mais dois minutos e verta o caldo da cozedura reservado. Cozinhe mais dez minutos, em lume brando, Rectifique novamente os temperos e sirva, decorando com a rama do aipo picada.


Chefe Mário



Sem comentários:

Enviar um comentário