quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

SALGADINHOS - 2 RECEITAS

Tradicionalmente servem-se como entradas, mas também podem constituir uma refeição quando guarnecidos. Para lhe realçar o paladar incorporámos algum sabor do Mediterrâneo.


Bom proveito



1.ª- RECEITA
PASTÉIS DE MASSA TENRA
Ingredientes ( 18 unidades )
500 grs. Farinha de trigo
100 grs. Manteiga
3 dl. Água
q.b Sal marinho
q.b Farinha para polvilhar
q.b Óleo para fritar
RECHEIO
Ingredientes
400 grs. Carne picada
1 Ovo batido
1 Colher de sopa de farinha
1 Colher de sopa de salsa picada
1 Requeijão fresco
q.b Gengibre ralado

1.º- Prepara a massa: Deite a farinha em cima da mesa, faça-lhe uma cavidade, junte o sal, a manteiga amolecida e a água e trabalhe bem a massa até ficar lisa. Deixe-a descansar bem.
Pique a carne estufada e deite-a para o tacho. Leve ao lume, deixe aquecer bem, junte a farinha e mexa. Junte depois o ovo batido o gengibre e a salsa, mexa bem, retire do lume e deixe arrefecer. Desfarele o requeijão e junte ao recheio, mexendo sempre até aderire.
Entenda a massa em cima da mesa polvilhada de farinha e deixe-a com uma espessura fina. Coloque montinhos de carne picada em cima da massa, dobre a massa como se fosse um rissol e corte os pastéis. Leve a fritar em óleo até ficarem dourados, retire, deixe escorrer e sirva quente ou frio.



2.ª-RECEITA
EMPADAS DE MARISCO
Ingredientes ( 12 unidades )
400 grs. Massa folhada
1 Ovo batido
q.b Farinha para polvilhar

RECHEIO
Ingredientes
300 grs. Miolo de camarão
200 grs. Miolo de berbigão
80 grs. Farinha
0,5 dl. Leite de cabra
60 grs. Farinha
1 Colher de sopa de cebolinho picado
q.b Sal marinho
q.b Pimenta moida
q.b Açafrão

1.º- Comece por fazer o recheio: Aqueça o leite. Leve ao lume um tacho com a margarina e deixe-a derreter, junte-lhe a farinha, mexa sem tirar do lume, junte o leite quente aos poucos e mexendo sempre até ficar um creme liso. Tempere de sal e pimenta, junte o açafrão e o cebolinho, o camarão e o berbigão, mexa e deixe cozinhar durante 3 minutos. Depois retire e deixe arrefecer.
Ligue o forno a 200º C. Estenda a massa folhada em cima da mesa polvilhada com farinha, corte circulos de massa com as dimensões das forminhas e guarde. Forre as forminhas com o resto da massa, encha-as com o recheio e tape com os circulos de massa que guardou. Pressione um pouco com a mão para que fiquem bem colados.
Coloque as formas no tabuleiro, pincele a superfície da massa com o ovo batido e leve ao forno durante 20 minutos. Retire, desenforme e sirva quente ou frio.




Chefe Mário

1 comentário:

  1. Olá Mario boa tarde,fiquei conhecendo teu site através de um amigo ,e confesso amei tudo que vi por aqui...há muito tempo vinha procurando uma receita de pastéis desta forma ,que vi aqui,pois trabalho com salgados,bolos e tortas de encomendas,e confesso que vou testar esta tua receita o mais breve possivel....
    obrigada por partilhar tuas receitas que me parecem deliciosas...
    Feliz Páscoa pra tú e tua família..
    beijos!!!

    ResponderEliminar