quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

SOBREMESAS - 2 Receitas





Vamos apresentar duas originais e saborosas sobremesas com um toque especial do Mediterrâneo.


Bom apetite.



1.ª RECEITA
SOBREMESA:- Tarte de Amoras
Ingredientes (6Pessoas)

Massa
200gr Manteiga
200gr Açucar
1 Ovo
1 Gema
400gr Farinha de trigo
1 Ovo para pincelar

Recheio
2,5 dl de leite
50 gr de açucar
40 gr de farinha
1 ovo e 2 gemas
1 pitada de baunilha
em pó e outra de sal
300gr de doce de amoras pretas
70 gr de miolo de amendoas trituradas

Decoração
50 gr Amoras frescas
q.b Açucar em pó

1.º- Prepare a massa , batendo bem a manteiga com o açucar até deixar de sentir o granulado. Em seguida, junte ovo e a gema e, por fim, incorpore a farinha. Ligue bem. Leve a massa ao frio durante cerca de 30 minutos. Polvilhe uma mesa com farinha e tenda-a. Depois, forre uma tarteira com 20 cm. de diâmetro com fundo amovível e retire o excesso da massa. Reserve.

Para o recheio, leve ao lume um tacho com o leite. À parte, misture o açucar com a farinha, o ovo, as gemas, a baunilha em pó e o sal. Incorpore a mistura no leite e mantenha sobre lume brando, mexendo sempre até cozer e espessar. Deixe arrefecer e incorpore o doce de amoras e o miolo de amêndoas. Recheie a tarte. Tenda a restante massa e com uma corretilha corte tiras. Pincele o rebordo da tarte com ovo batidoe disponha as tiras de massa por cima, cruzando-as e colocando--as com o restante ovo. Leve a tarte a cozer ao forno a 200ºC, durante cerca de 40 minutos. Findo o tempo estipulado, verifique a cozedura e deixe arrefecer. Desenforme e decore a tarte com amoras e açucar em pó.


2.ª - RECEITA
SOBREMESA:- Pêra com cacau e crocante de amêndoa
Ingredientes (6 Pessoas)
6 Pêras Rocha grandes
100 gr Açucar
2 Cascas de limão
100 gr Cacau em pó
2,5 dl. Leite
1,5 dl. Natas
30 gr Fécula de batata
80 gr Miolo de Amêndoa

1.º- Descasque as peras sem retirar os pézinhos. Coza as peras num tacho com água e 75 grs. de açucar e as cascas de limão.
Entretanto, prepare uma calda dissolvendo o cacau no leite e as natas. Junte a fécula de batata dissolvida numa prquena porção de leite frio e o restante açucar.
Ferva o preparado durante 2 minutos, mexendo. Retire as pêras com auxilio de uma escumadeira, coloque-as em 6 pratinhos fundos ou taças e regue-as com o molho de cacau.
Ferva a calda de cozer as peras até ficar espesso, e em seguida junte a amêndoa cortada´`as falhas. Cozinhe rápidamente e espalhe sobre papel vegetal. Deixe arrefecer, corte aos pedaços e sirva com as peras, tentando obter um efeito decorativo.




Chefe Mário






















Sem comentários:

Enviar um comentário