terça-feira, 16 de março de 2010

DOCES DE PÁSCOA - 2 Receitas

Apróxima-se a quadra festiva da Páscoa, a mesma é festejada em todo o Mediterrâneo católico, dentro da sua tradição gastronómica doce salientamos estas duas que hoje vos apresentamos.


Bom apetite


1.ª-RECEITA
NINHO DE PÁSCOA
Ingredientes
Massa
4 Ovos
125 grs. Açucar
125 grs. Farinha de trigo
80 grs. Manteiga
q.b Manteiga para untar
q.b Farinha para polvilhar

CREME
200 grs. Chocolate em tablete
100 grs. Manteiga
80 grs. Açucar
2 Gemas
2 Claras
1 Laranja (raspa)
DECORAÇÃO
q.b Açucar em pó
q.b Fios de ovos
q.b Amendoas doces
1.º-Prepare a massa: Bata os ovos com o açucar e leve ao lume , em banho maria, batendo sempre até duplicarem de volume. Retire e continue a bater até arrefecer.
Incorpore a farinha aos poucos e, por fim, a mantega. Coloque a massa numa forma com chaminé, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno, aquecido a 180º C, durante 20 minutos.
Prepare o creme: Leve 150 grs. de chocolate a derreter , em banho-maria, juntamente com a manteiga. Junte -lhes depois o açucar e as gemas misturando bem.
À parte, bata as claras em castelo bem firme e envolva-as no creme de chocolate. Acrescente a raspa de laranja e leve ao frio.
Quando o bolo estiver frio, desenforme-o e coloque-o num prato de servir. Barre-o completamente com o creme de chocolate. Deixe secar, lasque o restante chocolate e decore lateralmente, depois polvilhe com o açucar em pó.
Decoração: No centro disponha os fios de ovos, e as amendoas.



2.ª - RECEITA
AMÊNDOAS QUEBRADIÇAS
Ingredientes
150 grs. Amêndoas com pele
200 grs. Açucar em pó
1 Colher de chá de farinha maisena
q.b Corante amarelo e rosa
1.º- Escalde as amêndoas, mergulhando-as, poucas de cada vêz, em água fervente. Retire com uma escumadeira e retire-lhes a pele, apertando-as, uma
a uma, entre os dedos.
Depois de peladas espalhe todas as amêndoas num tabuleiro refractário e leve ao forno. Deixe torrar ligeiramente , agitando o tabuleiro de vez em quando. Numa tigela, amasse, bem o açucar com a farinha, juntando gotas de água para obter uma massa moldável. Divida a massa em três partes iguais. Junte a cada uma o corante de cor diferente. Amasse cada porção, para que a cor se espalhe uniformemente.
Envolva as amêndoas nas diferentes massas e dê-lhes depois um formato ovalado.
Forre o fundo de um tabuleiro grande com papel vegetal e coloque as amêndoas por cima, deixando algum espaço entre elas. Deixando secar por cerca de um a dois dias.



Chefe Mário

Sem comentários:

Enviar um comentário