quinta-feira, 13 de maio de 2010

DOCES CONVENTUAIS - 6 Receitas

Ás freiras e aos frades enclausurados nos conventos, se devem a maior parte da doçaria tradicional e regional do nosso País.

A doçaria conventual em Portugal, data do século XV, por altura da entrada do açucar na gastronomia, substituindo o mel como adoçante tradicional.

Designa-se por " Doçaria Conventual " os doces confeccionados nos Conventos, caracterizados na sua maioria , por grandes quantidades de açucar e gemas de ovo, sendo a sua lista de doces muito extensa, variando de região para região.


Bom apetite


1.ª - RECEITA
TOUCINHO DO CÉU
Ingredientes ( 8 Pessoas )
300 grs. Açucar
150 grs. Miolo amêndoa moida s/pele
12 Gemas
1 Clara
1 dl. Água
q.b Açucar em pó
q.b Miolo de amêndoa s/pele para decoração

1.º - Coloca-se num tacho ao lume o açucar a água e deixa-se ferver. Junta-se o miolo amêndoa moida e deixa-se ferver p/mais 5 minutos mexendo de vez em quando. Retira-se do lume e deixa-se amornar.
Acrescenta-se as gemas batidas e leva-se novamente ao lume, mexendo sempre até a massa se soltar do fundo do tacho. Retira-se e adiciona-se a clara batida em castelo.
Verta numa forma de 23 cm. de diâmetro, untada com manteiga e farinha, leve ao forno a cozer 180º C, por 30 minutos. Sirva polvilhado com açucar em pó e decorado com o miolo de amêndoa.


2.ª - RECEITA
TORTA DE LARANJA
Ingredientes ( 12 Pessoas )
400 grs. Açucar
20 grs. Farinha maisena
20 grs. Fermento em pó
15 Ovos
3 Laranjas ( sumo e raspa )
140 grs. Margarina
q.b Rodelas de laranja p/decorar
q.b Folhas de Laranjeira
q.b Manteiga
q.b Açucar
1 Folha de papel vegetal
1.º - Ligue o forno a 170º C. Misture o açucar com a maisena e o fermento. Adicione os ovos e mexa muito bem. Junte a raspa e o sumo das laranjas.
Por último, acrescente a margarina derretida mas arrefecida. Deixe repousar durante 10 minutos.
Unte um tabuleiro com manteiga e forre com papel vegetal também untado. Preencha-o com a massa e leve ao forno durante 25 minutos.
Desenforme sobre papel vegetal polvilhado com açucar e deixe arrefecer um pouco. Enrole, com ajuda do papel vegetal e leve ao congelador 40 minutos.
Retire e decore a gosto com as rodelas de laranja e folhas de laranjeira.


3.ª - RECEITA
PUDIM ABADE DE PRISCOS
Ingredientes ( 8 Pessoas )
650 grs. Açucar
50 ml. Água
1 Pau de canela
1 Limão (casca)
60 grs, Gordura de presunto
15 Gemas
1 Cálice de vinho do Porto

1.º - Leve ao lume 150 grs. do açucar e mexa com uma colher, até formar caramelo. verta o caramelo para uma forma redonda e reserve.
Num tacho, leve a água a ferver e junte o restante açucar, o pau de canela, a casca de limão e o presunto. Deixe ao lume, até obter ponto-fio.
Bata as gemas com o vinho do Porto, até se desfazerem. Retire a calda do lume, deixe arrefecer um pouco e verta sobre as gemas, em fio mexendo sempre. Passe o preparado por um coador e verta na forma. Tape cuidadosamente e leve a cozer ao forno 180º C. durante 45 minutos em banho maria.

Nota: A gordura de presunto utilizada deverá ser de boa qualidade.


4.ª - RECEITA
CHARCADA ALENTEJANA
Ingredientes ( 8 Pessoas )
400 grs. Açucar
130 grs. Miolo de amêndoa moida
6 Gemas
60 grs. Miolo de pão
q.b Leite
q.b canela
2 dl. Água

1.º - Desfaz-se o miolo de pão e molha-se no leite.
Num tacho junta-se o açucar e os 2 dl. de água e ferve-se até obter-se o ponto espadana. Espreme-se o miolo de pão e junta-se à calda e de seguida a amêndoa.
Ferve-se em lume brando, mexendo sempre, até obter-se o ponto estrada.
Desliga-se o lume, deixa-se arrefecer um pouco e junta-se as gemas batidas. Leva-se novamente a lume brando, mexendo sempre, até retomar a fervura. Retira-se do lume, junta-se 2 colheres de leite frioe mistura-se bem. Divide-se o doce por tacinhas e polvilha-se com canela. Serve-se frio.


5.ª - RECEITA
PAPOS DE ANJO
Ingredientes ( 12 unidades )
400 grs. Açucar
15 Gemas
3 dl. Água
1 Pau de canela
1 Laranja ( casca e sumo )
1 Vagem de baunilha
q.b Manteiga p/untar
q.b Farinha p/polvilhar
1.º - Ligue o forno a 180º C. Unte as formas de queques lisas com manteiga e polvilhe com farinha.
Bata muito bem as gemas com a batedeira eléctrica, até obter um preparado volumoso.
Com uma colher de sopa, verta nas formas e encha apenas três quartos. Leve a meio do forno, durante 20 minutos.
Ferva o açucar, com a casca da laranja e o sumo desta, até obter ponto-fio. Deixe arrefecer. Desenforme os papos de anjo e coloque-os numa taça larga. Regue com a calda e deixe ensopar bem. Decore com o pau de canela e a vagem de baunilha.


6.ª RECEITA
SERICÁIA
Ingredientes ( 6 Pessoas )
500 grs. Açucar
125 grs. Farinha de trigo
1 Lt. Leite gordo
12 Ovos
1 Casca de limão
1 Pau de canela
1 Pitada de sal
q.b Canela em pó

1.º - Leve ao lume o leite com a casca de limão, o pau de canela, o sal e deixe ferver. Retire do lume, deixe arrefecer e rejeite o pau de canela e a casca de limão
Separe as gemas das claras. Bata as gemas com o açucar até obter um creme fofo. Junte a farinha, mexa, adicione o leite em fio, mexendo sempre. Leve ao lume, mexendo sempre até que fique grosso, retire e deixe arrefecer.
Bata as claras em castelo, junte-as ao creme, mexa delicadamente, deite para um prato de forno, polvilhe com canela em pó e leve ao forno previamente aquecido a 250º C. Deixando cozinhar durante 20 minutos, até começar a abrir fendas.
Retire, deixe arrefecer e, se preferir, sirva acompanhado com ameixas de Elvas em calda.



Chefe Mário

1 comentário: