sábado, 15 de maio de 2010

LASANHA - 4 Receitas

As Lasanhas são muito apreciadas pelo sabor e por se prestarem a vários recheios, e, fazem parte da cozinha Mediterrânica.


Bom apetite


1.ª - RECEITA LASANHA DE LEGUMES
Ingredientes ( 6 Pessoas )
12 Folhas de lasanha
1 Kg. Tomate maduro
1 Beringela
1 Cebola
3 Dentes de alho
300 g. Mozzarella cortada em fatias
1 dl. Azeite virgem
1 Pitada de orégãos
q.b Sal marinho
q.b Pimenta moida
q.b Farinha p/polvilhar

1.º - Lave a beringela e corte-a em rodelas finas. Coloque dentro do coador em camadas, polvilhe com sal e deixe repousar durante 30 minutos. Pele o tomate e corte-o em gomos.
Refogue a cebola e o alho, picados em duas colheres (sopa) de azeite. Junte o tomate, orégões, tempere de sal e pimenta, mexa e deixe cozinhar durante 20 minutos, destapado.
Passe a beringela por farinha e frite-as em 3 colheres (sopa de azeite. Retire e deixe escorrer. Coza as folhas de lasanha em água temperada de sal, retire-as e escorra-as.
Ligue o forno a 180º C. Dentro de um tabuleiro, coloque camadas de folhas de lasanha intercaladas com camadas de beringela, tomate e de mozzarella, de modo a que a última camada seja de tomate e beringela. Regue com o resto do azeite e leve ao forno durante 30 minutos. Retire e sirva de seguida.


2.ª - RECEITA
LASANHA DE MARISCOS
Ingredientes ( 4 Pessoas )
12 Folhas de lasanha verde
5 dl. Bechamel
200 g. Delícias do mar
200 g. Miolo de camarão
100 g. Miolo de mexilhão
100 g. Miolo de berbigão
100 g. Miolo de amêijoa
3 Dentes de alho
0,5 dl. Azeite virgem
0,5 dl. Brandy
1 Cubo de caldo de marisco
80 g. Queijo ralado
q.b Sal marinho
q.b Pimenta moida
q.b Salsa picada

1.º - Ligue o forno a 180 º C. Leve ao lume o bechamel com o cubo de caldo de marisco, mexendo sempre até que fique totalmente dissolvido. Retire do lume e reserve.
Descasque os dentes de alho. Descongele e arrange os mariscos. Corte as delícias do mar em rodelas grossas.
Num tacho, aqueça o azeite, junte os alhos, deixe alourar, adicione depois o camarão, o mexilhão, o berbigão e a amêijoa e deixe saltear. Tempere com sal e pimenta, junte o brandy e salsa picada a gosto, mexa e deixe cozinhar até evaporar o álcool. Adicione então as rodelas de delícias do mar, retire do lume e mexa. Coloque, num tabuleiro, um pouco da mistura de bechamel. Coloque, em camadas, folhas de lasanha, mariscos salteados e bechamel, sendo que a última camada deve ser de lasanha.
Polvilhe com queijo e leve ao forno durante 35 minutos ou até que fique dourado.


3.ª - RECEITA
LASANHA DE CARNE
Ingredientes ( 4 Pessoas )
12 Folhas de lasanha
600 g. Carne picada
1 Cebola grande
3 Dentes de alho
1,5 dl. Polpa de tomate
7 dl. Bechamel
3 Colheres de sopa de azeite
0,5 dl. Vinho branco
1 Folha de louro
q.b Queijo ralado
q.b Óleo
q.b Ervas aromáticas a gosto
q.b Sal marinho
q.b Pimenta moida

1.º - Lave, descasque a cebola e os alhos e pique-os finamente. Num tacho, refogue a cebola e os alhosno azeite, junte a folha de louro e a carne picada e deixe cozinhar ligeiramente, mexendo sempre. Quando a carne começar a ficar cozinhada, adicione o vinho branco e deixe evaporar. De seguida junte a polpa de tomate e tempere com sal e pimenta e as ervas aromáticas. Deixe cozinhar em lume brando até que fique completamente pronto, retire do lume, rejeite a folha de louro e reserve.
Num tacho coza as folhas de lasanha em água com um pouco de óleo e sal. Depois de cozidas, retire e deixe arrefecer em cima de um pano húmido.
Num tabuleiro, monte a lasanha dispondo um pouco do bechamel, seguido de algumas folhas de lasanha, metade do preparado da carne, mais folhas de lasanha, a restante carne e, finalmente, as últimas folhas de lasanha.
Verta o restante bechamel para uma tigela e tempere-o com sal e pimenta. Regue depois a lasanha com este bechamel, polvilhe com queijo ralado e leve ao forno a 200º C, para gratinar. Sirva de imediato, se quizer acompanhado com salada de alface.


4.ª - RECEITA
LASANHA DE PESCADA E ESPINAFRES
Ingredientes ( 4 Pessoas )
12 Folhas de lasanha verde (pré-cozidas)
700 gr. Filetes de pescada
150 gr. Espinafres
5 Tomates maduros
1 Cebola
2 Dentes alho
3 Colheres de sopa de polpa de tomate
4 Colheres de sopa de azeite virgem
5 dl. Bechamel
80 gr. Queijo ralado
q.b Sal marinho
q.b Pimenta moida

1.º - Descasque a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Lave os tomates, escalde-os, retire-lhes a pele e pevides e corte-os em cubinhos.
Leve os filetes de pescada a cozer em água temperada de sal e pimenta. Num tacho à parte, junte metade do azeite com a cebola picada, leve ao lume, deixe refogar, adicione o tomate e a polpa de tomate e deixe refogar mais um pouco até que o tomate fique macio. Junte depois a pescada desfeita e metade do molho bechamel, envolva bem rectefique os temperos e retire do lume.
Aqueça o restante azeite num tacho, Junte os alhos e deixe refogar um pouco. Adicione os espinafres e mexa até que fiquem macios. Tempere com sal e pimenta, retire do lume e coloque num passador de rede.
Ligue o forno a 180º C. Espalhe um pouco do resto do bechamel num tabuleiro, coloque por cima uma camada de folhas de lasanha, metade do preparado de peixe e metade dos espinafres. Repita a operação anterior, acabe com folhas de lasanha, regue com o restante bechamel e polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno durante 35 minutos ou até que a lasanha fique cozida e dourada. Retire do forno e sirva decorada a gosto.




Chefe Mário

Sem comentários:

Enviar um comentário